A carregar Eventos

All Eventos

Webinar Como transformar uma imagem em conhecimento científico: análise de dados visuais com uso do webQDA

Junho 24 @ 17:00 - 18:00 UTC+1 | Gratuito
Webinar Como transformar uma imagem em conhecimento científico: análise de dados visuais com uso do webQDA

Data: 24 de junho de 2021

Horário:
17:00 (UTC+01:00 – Dublin, Edimburgo, Lisboa, Londres)
13:00 (UTC-03:00 – Brasília, Buenos Aires, Montevideo)

Verifique aqui a hora correspondente no local onde se encontra >>

Duração: 60 minutos

Dinamizado por Ana Isabel Rodrigues (Instituto Politécnico de Beja – Portugal).

As sessões terão lugar na plataforma Zoom. Os dados de acesso serão enviados aos inscritos perto da data do evento.

Para efetuar a inscrição: percorrer a página >> clicar em “Adicionar” >> seguir instruções do carrinho

 

Descrição

Uma imagem é sempre uma forma de compreendermos o mundo que nos rodeia. Segundo Berger, no seu Ensaio sobre a imagem em 1972, “seeing comes before words”. Vivemos numa sociedade profundamente marcada por uma cultura visual e, por essa razão, novos contextos e fenómenos se relevam ao investigador. Uma “construção visual do campo social” como Micthell (1994) denomina, originando novos objetos de estudo marcados por representações visuais que parecem “ganhar vida”. Novas abordagens, métodos e técnicas são necessários por forma a extraírem o valor científico que essas imagens contêm. Um novo campo de estudo surge assim em investigação qualitativa. Segundo Rose (2016), o campo dos “Métodos de Investigação Visual” (MIV), com as suas raízes de aplicação primeiramente na antropologia visual (Collier, 1967) e, depois, na sociologia visual (Harper, 1998). São métodos com uma abordagem participativa que incentivam a compreensão, o diálogo e uma aprendizagem mútua, profundamente reflexivos e que conduzem à ação (Lorenz & Kolb, 2009). O papel dos MIV em investigação qualitativa podem ter duas linhas de pensamento, segundo uma abordagem epistemológica (Rodrigues, 2020): (i) Os MIV vão conquistando o seu campo de estudo, baseados na construcão de teoria e métodos aplicados  a uma “nova” e realidade pictorial omnipresente, ou seja, novos dados emergem requerendo diferentes abordagens teóricas, métodos e técnicas; (ii) os MIV entendidos (apenas) numa perspetiva de ferramenta de análise de dados que enriquecem os métodos convencionais, ampliando perspetivas de reflexão. São dois caminhos epistemológicos diferentes face a uma sociedade marcada por formas de comunicação visual cujas mensagens, como refere Lester (2020), ganham força na combinação do elemento visual com texto. Mas para tal é necessário melhorarmos  a nossa literacia visual para que consigamos sentir, seleccionar e percepcionar as imagens que nos rodeiam…(“the more you know, the more you see; the more you see, the more you know”) e transformá-las em conhecimento científico.

Neste sentido, este webinar identifica, num primeiro momento, o estado da arte sobre a utilização de abordagens, métodos e técnicas de investigação visual. É preciso ter uma noção do conhecimento científico produzido sobre um dado fenómeno para refletir sobre o seu potencial de evolução no futuro. De seguida discute-se, sistematizando, a importância e o papel que o dado visual (estático ou dinâmico) assume nos dias de hoje em investigação qualitativa para, numa fase posterior, surgir reflexão e pensamento crítico sobre os desafios – quer ao nível do conhecimento, quer ao nível da aplicação – desta recente área de investigação. Este webinar explora também técnicas de análise de dados visuais, uma forma de “dar vida às imagens”, com utilização de software específico de análise de dados qualitativos, neste caso particular o webQDA.O dado visual, fotografia ou vídeo, necessita de ser entendida e analisada, em função de um quadro conceptual definido pelo investigador. O elemento de análise de dados emerge, assim, como uma questão fundamental e o uso de pacotes de software de análise de dados qualitativos assistida por computador (os denominados CAQDAS), como o caso do webQDA, oferecem possibilidades interessantes. O uso de software permite aprofundar a análise, facilita a triangulação de dados, a realização de inferências aos dados codificados, entre outros. A análise de dados visuais implicar descrever, transcrever e interpretar esses mesmos dados (Rodrigues & Costa, 2020; Rodrigues, De Souza e Costa, 2017). Com este webinar pretende-se sensibilizar os participantes a compreender como retirar benefícios do uso do webQDA como software de análise de dados qualitativos, no âmbito de projetos que utilizem o o dado visual para análise. Pretende-se com isto, aliar  pensamento metodológico às funcionalidades técnicas disponíveis.

Referências:

Collier, J. (1967). Visual Anthropology: Photography as a Research Method. New York: Holt, Rinehart and Winston.

Harper (1998). An argument for visual sociology, in J. Prosser (ed.), Image-Based Research: a Sourcebook for Qualitative Researchers. London: Sage.

Lester, P. M. (2020). Visual Communication: Images with Messages. USA: Lex Publishing.

Lorenz, L. S. & Kolb, B. (2009). Involving the public through participatory visual research methods. Health Expectations, 12(3), 262-274. doi: 10.1111/j.1369-7625.2009.00560.x

Mitchell, W. J. T. (1994). Picture Theory. Essays on Verbal and Visual Representation, Chicago, The University of Chicago Press.

Rodrigues, A. (2020). Applying Visual Methods and Analying Visual Data: The Use of webQDA, Webinar a 01.06.2020, available at https://youtu.be/1WVyjbdBYN4

Rodrigues, A., De Souza, F. N., & Costa, A. P. (eds) (2017). Análise de dados visuais: desafios e oportunidades à investigação qualitativa (Editorial). Revista de Pesquisa Qualitativa, 5 (8), Brasil. Disponível em http://rpq.revista.sepq.org.br/index.php/rpq/issue/view/8/showToc, consultado em setembro 2020.

Rodrigues, A., & Costa, A. P. (2020). Análise de dados visuais com o apoio do webQDA, artigo publicado no blog do webQDA, disponível em https://www.webqda.net/analise-de-dados-visuais-atraves-do-webqda/, consultado em setembro 2020.

Rose. G. (2016). Visual Methodologies: An Introduction to the Interpretation of Visual Materials, 3ª ed. London: Sage.

Detalhes

Data:
Junho 24
Hora:
17:00 - 18:00
Custo:
Gratuito
Categoria de Evento:

Local

Online
Preço:

0,00

Membros da Equipa