A carregar Eventos

All Eventos

Curso e-learning Análise de Dados Visuais com o apoio do software webQDA

Maio 22 @ 17:00 - 18:00 UTC+1
Curso e-learning análise dados visuais webQDA

Duração: 4 horas (1 sessão síncrona de 1h + 3h de tutoria)

Data: 22 de maio de 2018 (sessão síncrona)

Horário: 17:00 às 18:00 (UTC+01:00 Dublin, Edimburgo, Lisboa, Londres)

Formadora: Ana Isabel Rodrigues

Oferta: e-book Análise de Dados Visuais em 7 passos com o webQDA

Preço: 72,00€ (inclui licença de 90 dias)

Estrutura:

– Sessão Síncrona (1 hora)
– Validação através do webQDA das tarefas propostas (3 horas)

Resumo:

Na sociedade contemporânea, as imagens são omnipresentes, ou seja, a imagem está em todo o lado e por isso não pode ficar excluída de projetos de investigação que se debrucem sobre o estudo e compreensão do mundo em que vivemos.

Na era da Internet, com a quantidade de dados disponíveis para a investigação em ciências humanas e sociais, os dados designados como multimédia desempenham cada vez mais um papel fundamental na análise qualitativa (NERI DE SOUZA, 2010). Com base no elemento visual é possível obter novos dados, «outro» tipo de dados sobre a realidade, quer seja aplicando novas técnicas de recolha de informação (foto-elicitação como exemplo), quer seja analisando o elemento visual como corpus de material empírico (fotos ou vídeo). Os investigadores têm hoje à sua disposição um conjunto de dados com suporte visual – pinturas, fotografias, filmes, desenhos, diagramas, entre outros – permitindo a introdução de novos elementos interpretativos que enriquecem a análise e entendimento do seu objecto de estudo.

Conteúdo programático: 

Neste curso, iremos abordar as diferentes etapas de análise de dados visuais com o webQDA. Após abordagem teórica, iremos apresentar como analisar imagens/fotos e vídeos (por exemplo, printscreens de páginas da Internet, vídeos disponibilizados no Youtube) com o software de apoio à Análise de Dados Qualitativos webQDA. Esta ferramenta permite analisar dados em formato vídeo e imagem, além de documentos de texto e áudio. Iremos demonstrar, ainda, como realizar descrições, interpretações e transcrições de imagens e de vídeos e como questionar os dados para extrair resultados.

Objetivos:

Compreender as diferentes fases de Análise de Dados Visuais:
1. Definição do problema, objetivos de trabalho e fundamentação teórica
2. Organização do Corpus de Dados / Transcrição
3. Leitura dos dados
4. Categorização e Codificação
5. Formulação de Questões
6. Matrizes de Análise
7. Apresentação dos Resultados

Referências

NERI DE SOUZA, F. Internet: Florestas de Dados ainda por Explorar. Internet Latent Corpus Journal, v. 1, n. 1, p. 2-4. 2010. http://revistas.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/935/869

Local

Online

Organizador

webQDA
Telefone:
+351 256 187 155
Email:
info@webqda.net
Preço:

72,00

Membros da Equipa