A carregar Eventos

All Eventos

Curso E-learning Avançado: Análise Qualitativa com o Apoio do Software webQDA

Maio 17 @ 14:00 - Julho 4 @ 19:00 UTC+0 | 275€
Curso Avançado webQDA

Curso E-learning Avançado: Análise Qualitativa com o Apoio do Software webQDA

Duração: 25 horas

Formadores: António Pedro Costa e Catarina Brandão

Calendarização prevista
Atividade Data Horário
Sessão síncrona online 17 de maio 14h00 às 16h00
Trabalho autónomo + tutoria
Sessão síncrona online 23 de maio 14h00 às 18h00
Trabalho autónomo + tutoria
Sessão síncrona online 6 de junho 14h00 às 16h00
Trabalho autónomo + tutoria
Sessão síncrona online 13 de junho 14h00 às 16h00
Trabalho autónomo + tutoria
Envio de artigo 27 de junho  
Sessão síncrona online 4 de julho 14h00 às 19h00
Introdução Geral

Este curso pretende discutir em profundidade alguns dos pressupostos subjacentes ao trabalho de investigação aplicado às Ciências Sociais e Humanas. Embora pretendamos explicitar as etapas dos processos de investigação qualitativa e suas inter-relações, iremos focar nos procedimentos da análise qualitativa, com vista ao desenvolvimento de um projeto de investigação de qualidade. Sendo um curso avançado, espera-se que os participantes tenham alguma base teórica na área de metodologia científica. Deste modo, este curso irá constituir um espaço de contacto crítico, com a apresentação e prática de diferentes procedimentos de análise qualitativa no contexto da utilização integrada do software webQDA.

Por compreendermos que a aprendizagem da análise qualitativa com ou sem apoio de uma ferramenta tecnológica necessita de experiências práticas que tenham começo, meio e fim, neste curso teremos análise integrada e completa. Este caráter prático pretende ajudar os participantes a responderem às seguintes questões:

  • Como harmonizar os problemas de investigação e a análise dos dados?
  • Quais as articulações entre as várias fases metodológicas, como a análise dados e a escrita de resultados?
  • Com que ferramentas de apoio poderei analisar os dados de que disponho?
  • Como organizar a análise para chegar a resultados úteis?
  • Como interpretar resultados de investigação? Suas limitações e potencialidades?

Este curso oferece assim uma introdução (revisão) aos métodos qualitativos aplicados às Ciências Sociais e Humanas, cuja compreensão e utilização permitirá aos investigadores analisar e entender resultados obtidos na investigação, bem como gerar a sua própria análise de dados nos campos que resultem dos seus interesses. Partindo da reflexão sobre diferentes abordagens de investigação, importa discutir essas abordagens e refletir, tão profundamente quanto possível, acerca das suas implicações para a investigação que se pretende realizar. Por outro lado, irá ser proporcionada a oportunidade de aprofundar a utilização integral do webQDA para análise dos dados reais de forma completa. Espera-se que a proposta deste curso contribua para a formação técnica, científica e humana dos participantes. Espera-se também que os participantes sejam capazes de produzir um artigo científico, com a profundidade possível até 6 semanas, no sentido de utilizarem todo o conhecimento teórico, entretanto construído, bem como as técnicas e ferramentas de análise necessárias para responder às questões de investigação.

Objetivos Gerais
  • Desenvolver conhecimentos, capacidades e atitudes de investigação que facilitem a apreciação e construção de trabalhos científicos.
  • Conhecer instrumentos conceptuais e metodológicos que permitam identificar, observar e compreender problemas com os quais se confronta o investigador em contextos aplicados, assim como apresentar e concretizar propostas de resolução adequadas, incluindo a adoção e/ou construção de instrumentos de investigação.
  • Aprofundar conhecimentos sobre metodologia de investigação, obtenção, tratamento e análise de dados, bem como sobre a escrita crítica dos resultados destas análises e suas implicações no desenvolvimento científico da área em estudo.
Objetivos Específicos
  • Elaborar esquemas de coerência interna entre questões de investigação, objetivos de investigação, corpus de dados, procedimentos de análise e resultados.
  • Aplicar métodos de análise qualitativa aos dados não-numéricos e não-estruturados oriundos de contextos reais.
  • Compreender os principais tipos e técnicas de análise de dados na investigação qualitativa.
  • Aprofundar o conhecimento na estrutura funcional do webQDA e aplicar as suas potencialidades num conjunto de dados.
  • Redigir um artigo científico.
Destinatários

Estudantes de mestrado, doutoramento e outros profissionais e investigadores no contexto académico, empresarial e corporativo, das ciências humanos e sociais

Pré-requisitos

Espera-se que os formandos tenham conhecimento básico de informática (Edição de texto e navegação na internet), e que tenham algum conhecimento ao nível de investigação de dados qualitativos (Análise de conteúdo, Análise do discurso, Análise do discurso do sujeito coletivo … etc).

Ter uma licença ativa de pelo menos 90 dias

Organização das Sessões

As sessões estão organizadas online (síncronas e trabalho autónomo/acompanhado). No âmbito deste curso, cada participante (ou grupo de 2 elementos) deverá desenvolver um trabalho em forma de artigo, ao longo do curso, que constará de várias etapas de desenvolvimento, com tarefas específicas, tais como:

  • Definição das questões de investigação a serem respondidas com o objetivo de produzir um artigo científico.
  • Definição da metodologia a ser usada no trabalho de investigação.
  • Definição do corpus de dados a ser analisado.
  • Elaboração de uma primeira versão do artigo no formato do periódico ILCJ (http://revistas.ua.pt/index.php/ilcj) ou em revista a definir pelo participante.
  • Aplicação do webQDA para a análise dos dados.
  • Entrega de uma primeira versão do artigo ao dinamizador do curso para um feedback
  • Submissão final do artigo.
  • Comunicação pública do artigo através de uma apresentação oral.

Todos os produtos destas etapas serão entregues em formato digital num espaço online disponibilizado para a entrega, discussão e críticas construtivas do trabalho de todos os grupos.

Avaliação

A avaliação e conclusão do Curso Avançado em Investigação Qualitativa terá as seguintes componentes: artigo científico produzido ao longo do processo acompanhado, apresentação oral, bem como o projeto webQDA. A publicação do artigo não condiciona a avaliação do curso.

Bibliografia

A ser indicada diretamente no curso.

Preço:

275,00