A carregar Eventos

All Eventos

Curso E-learning O Método Visual Photovoice com o Apoio do WebQDA

Outubro 29 @ 18:00 - 20:00 UTC+0 | 72€

Curso E-learning O Método Visual Photovoice com o Apoio do WebQDA

Duração: 5 horas (2h sessão síncrona + 1h tutoria individual + 2h trabalho autónomo)

Data: 29 de outubro de 2020 (sessão síncrona) // a tutoria será agendada em data/hora a definir, de acordo com a disponibilidade dos participantes

Horário*:
18:00 às 20:00 (UTC+00:00 – Dublin, Edimburgo, Lisboa, Londres)
15:00 às 17:00 (UTC-03:00 – Brasília, Buenos Aires, Montevideo)

*Verifique aqui a hora correspondente no local onde se encontra >>

Preço: 72,00€ (inclui licença de 90 dias)

Para fazer inscrição: percorrer a página >> clicar em “Adicionar” >> seguir instruções do carrinho

CONTEÚDO:

Os métodos visuais têm sido cada vez mais usados e aceites pela comunidade científica no âmbito das ciências sociais e humanas, tendo por base contributos que marcam a história deste ´novo´ campo do conhecimento em investigação qualitativa (e.g. Banks, 2001, 2007; Collier, 1997; Harper, 1998; Prosser & Loxley, 2008; Rose, 2016). São métodos com uma abordagem participativa que incentivam a compreensão, o diálogo e uma aprendizagem mútua, profundamente reflexivos e que conduzem à ação (Lorenz & Kolb, 2009). Em particular, o Photovoice é um método visual desenvolvido por  Caroline C. Wang e Mary Ann Burris em 1992, tendo sido usado no seu estudo como uma forma de trazer as experiências da vida diária das mulheres das aldeias da província de Yunnan, na China, para a tomada de decisões no âmbito de um projeto de desenvolvimento regional (Wang & Burris, 1997). É um método que `dá voz´ à experiência humana através da imagem pensada e refletida, neste caso recorrendo à fotografia captada pelo próprio participante. Photovoice define-se, segundo Wang & Burris (1997), como um processo pelo qual as pessoas podem identificar, representar e valorizar a sua comunidade, por meio de uma técnica fotográfica específica. Como prática baseada na produção de conhecimento, o Photovoice tem três objetivos principais: (1) permitir que as pessoas registem e reflitam sobre os pontos fortes e as preocupações de sua comunidade; (2) promover o diálogo crítico e o conhecimento sobre questões importantes por meio da discussão de fotografias em grandes e pequenos grupos; e (3) atingir, com os seus resultados, os criadores de política e tomadores de decisão. Trata-se de um método que permite tornar o `invisível em visível´, `dar voz´ a quem muitas vezes não é ouvido, encorajando uma participação mais ativa dos participantes, podendo levar à mudança do pensamento e, consequentemente, das práticas instituídas. 

O dado visual, neste caso a fotografia como resultado do método Photovoice, necessita de ser analisada. O elemento de análise de dados emerge, assim, como uma questão fundamental e o uso de pacotes de software de análise de dados qualitativos assistida por computador (os denominados CAQDAS), como o caso do webQDA, oferecem possibilidades interessantes. O uso de software permite aprofundar a análise, facilita a triangulação de dados, a realização de inferências aos dados codificados, entre outros. A análise de dados visuais implicar descrever, transcrever e interpretar esses mesmos dados (Rodrigues & Costa, 2020; Rodrigues, Alzás Garcia & Costa, 2020; Rodrigues, De Souza e Costa, 2017).

No seguimento deste racional, este curso tem os seguintes objetivos:

  1. Compreender, de forma genérica, a natureza e procedimento do método Photovoice, bem como entender o seu contributo num projeto de investigação qualitativa;
  2. Identificar o contributo que o dado visual, neste caso a fotografia no âmbito do Photovoice, pode trazer a projetos de investigação qualitativa;
  3. Identificar (e refletir) o conjunto de passos relevantes na análise de uma imagem, neste caso a fotografia como resultado do método Photovoice, e as vantagens de utilização do webQDA;
  4. Aplicar as funcionalidades do webQDA na análise de dados visuais como fotografias, resultantes do Photovoice, respondendo às seguintes questões:
  • Como importar o corpus de dados, neste caso visual para o webQDA? Ao mesmo tempo, como importar o corpus textual que pode acompanhar essas mesmas fotografias?
  • Como é possível organizar e classificar o corpus de dados (fotografias e textos), utilizando já o webQDA?
  • Como fazer uma descrição factual ou interpretativa/inferencial das fotografias, consoante as questões de investigação e objetivos do projeto?
  • Como proceder à codificação das fotografias e textos que as acompanham, através de uma codificação livre ou em árvore (interpretativa), em função de um método mais dedutivo ou indutivo?
  • Como questionar os dados e formular questões em projetos de Photovoice com o webQDA?
  • Como realizar matrizes de análise como forma de questionar esses mesmos dados?
  • Como apresentar os resultados de um projeto Photovoice (mapa conceptual, sistema de categorias, matrizes de análise?) Como apresentar evidências das análises das fotografias?

No final deste curso pretende-se que os participantes compreendam como retirar benefícios do uso do webQDA como software de análise de dados qualitativos, no âmbito de projetos de Photovoice. Pretende-se com isto, aliar  pensamento metodológico às funcionalidades técnicas disponíveis.

Referências:

Banks, M. (2001). Visual Methods in Social Research, London: Sage.

Banks, M. (2007). Using Visual Data in Qualitative Research, London: Sage.

Collier, J. (1967). Visual Anthropology: Photography as a Research Method. New York: Holt, Rinehart and Winston.

Harper (1998). An argument for visual sociology, in J. Prosser (ed.), Image-Based Research: a Sourcebook for Qualitative Researchers. London: Sage.

Lorenz, L. S. & Kolb, B. (2009). Involving the public through participatory visual research methods. Health Expectations, 12(3), 262-274. doi: 10.1111/j.1369-7625.2009.00560.x

Prosser J. & Loxley, A. (2008). Introducing visual methods, disponível em http://eprints.ncrm.ac.uk/420/1/MethodsReviewPaperNCRM-010.pdf, consultado em 14 setembro 2020.

Rodrigues, A., Alzás Garcia, T., & Costa, A. P. (2020). Análise de Dados Visuais e Redes Sociais com Apoio de Software [Analysis of Visual Data and Social Networks with Software Support]. In Gonçalves, S. P., Gonçalves, J.F., & Marques, C.G. (coords) (in press). Manual de investigação qualitativa: Conceção, análise e aplicações. Lisboa: Editora Lidel, Pactor. (no prelo, 2020)

Rodrigues, A., De Souza, F. N., & Costa, A. P. (eds) (2017). Análise de dados visuais: desafios e oportunidades à investigação qualitativa (Editorial). Revista de Pesquisa Qualitativa, 5 (8), Brasil. Disponível em http://rpq.revista.sepq.org.br/index.php/rpq/issue/view/8/showToc, consultado em setembro 2020.

Rodrigues, A., & Costa, A. P. (2020). Análise de dados visuais com o apoio do webQDA, artigo publicado no blog do webQDA, disponível em https://www.webqda.net/analise-de-dados-visuais-atraves-do-webqda/, consultado em setembro 2020.

Rose. G. (2016). Visual Methodologies: An Introduction to the Interpretation of Visual Materials, 3ª ed. London: Sage.

Wang, C., & Burris, M. A. (1997). Photovoice: concept, methodology, and use for participatory needs assessment. Health Education & Behavior24(3), 369–387

Preço:

72,00

Membros da Equipa