A carregar Eventos

All Eventos

webQDA Day – Salvador, Bahia

Novembro 26 @ 9:00 - 18:00 UTC-3 | Gratuito
webQDA Day Salvador

webQDA Day | Salvador, Bahia (Brasil)

Pesquisa Qualitativa em Ação: do planeamento à divulgação em periódicos de impacto

Data: 26 de novembro de 2018

Duração: das 9h00 às 18h00

Local: Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia – Salvador, Bahia (Brasil)

PROGRAMA (PROVISÓRIO)
9:00 Receção aos participantes
10:00 Mesa Redonda
Técnicas de coleta de dados associadas à prática de pesquisa

Stella Taquette, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil)
Tema a definir
Ronaldo Linhares, Universidade Tiradentes (Brasil)
Tema a definir
António Pedro Costa, Universidade Aveiro  (Portugal)
Moderador(a): a definir (Professor da UFBA)
12:00 Pausa para Almoço
13:30 Demonstração – Análise de Dados através do Software webQDA*
Diamantino Ribeiro, Universidade Lusófona do Porto (Portugal)
Luiz Rafael Andrade, Universidade Tiradentes (Brasil)
16:30 Pausa para Café
17:00 Lançamento do livro “Técnicas que fazem uso da palavra, do olhar e da empatia”, dos autores António Pedro Costa e Cecília Minayo

 

* O webQDA (Web Qualitative Data Analysis) é um software de análise qualitativa de dados num ambiente colaborativo e distribuído (www.webqda.net). Um dos fatores diferenciadores deste software em relação a outros pacotes de análise qualitativa, é que o webQDA pode ser utilizado por vários investigadores num ambiente de trabalho colaborativo e distribuído através da Internet. O webQDA segue o desenho estrutural e teórico de outros programas, distinguindo-se destes por proporcionar trabalho colaborativo online em tempo real e um serviço de apoio à investigação.
Esperamos que os participantes deste workshop sejam capazes, a curto ou a longo prazo, de:
• Compreender as potencialidades dos programas de análise qualitativa;
• Compreender a estrutura funcional do webQDA;
• Introduzir dados e criar categorias no webQDA;
• Categorizar, agrupar, relacionar e questionar dados com o apoio do webQDA.

 

Stella R. Taquette
Pós-doutorado em Saúde Pública, Doutorado e Mestrado em Medicina, Especialização em Ética Aplicada e Bioética, Residência em Pediatria, Graduação em Medicina. Professora Associada da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PGCM) e do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS). É avaliadora institucional e de curso de medicina do INEP-MEC. Tem experiência nos temas adolescência, sexualidade, DST/aids, gênero, violência, educação médica, bioética e metodologias qualitativas de pesquisa. É autora de 81 artigos publicados em periódicos científicos, 10 livros e 37 capítulos de livros. Bolsista de Produtividade em Pesquisa UERJ e Cientista do Nosso Estado FAPERJ.

 

Ronaldo Nunes Linhares
Professor Titular do Programa de Pós Graduação em educação da Universidade Tiradentes. Licenciado e Bacharel em História. Mestrado em Educação, doutorado em Ciências da Comunicação e Pós em Educação e Comunicação. Professor da Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, Pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa, membro de comitê cientifico da Fundação de Apoio a pesquisa e a Inovação Tecnológica do estado de Sergipe com experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atua nos seguintes temas: educação e comunicação, formação de professores para as TDIC e Multiletramentos midiatico. Coordena o Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade CAPES/UNIT e o Coordena o Simpósio Internacional Educação e Comunicação.

 

António Pedro Costa é doutorado em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro. Atualmente, na mesma instituição, frequenta o pós-doutoramento com o projecto “Implementação e Avaliação de Instrumentos para Análise Qualitativa na Investigação”. É colaborador do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Colabora com a Ludomedia em que é co-autor de recursos educativos para crianças. Paralelamente, é Professor Auxiliar do ISLA (Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia) e da Universidade Lusófona do Porto onde leciona as Unidades Curriculares de Metodologias de Investigação de cursos de mestrado e doutoramento. É um dos investigadores/autor do software de apoio à análise qualitativa webQDA (www.webqda.net), área em que tem publicados, em co-autoria, diversos artigos em congressos e revistas nacionais e internacionais e capítulos de livros. É o Coordenador do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e do International Symposium on Qualitative Research (www.ciaiq.org). É membro do working group 1: “Theory, analysis and models of peer review” da acção COST “New Frontiers of Peer Review” (www.peere.org). As suas áreas de investigação contemplam a Investigação Qualitativa e Métodos Mistos, a Interação Homem-Máquina e Desenvolvimento de Recursos Educativos com ênfase no software.

Local

Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia
Campus Universitário do Canela. Av. Dr. Augusto Viana, S/N, Canela
Salvador Bahia, Bahia 40110-060 Brasil
+ Mapa do Google
Telefone:
(71) 3283 7631
Preço:

0,00

Membros da Equipa