Respostas criadas no fórum

A visualizar 1 artigo (de um total de 1)
  • Autor
    Artigos
  • em resposta a: Classificações e Processo de Codificação #3123

    fns
    Participante

    Boa tarde,
    Reporto aqui algumas dúvidas para as quais solicito esclarecimento.
    Quanto às Classificações:
    1) O Manual de Utilização Rápida afirma que a atribuição de Classificações é feita a todo um documento das Fontes. Desde que o documento seja de uma única pessoa, ou instituição (por exemplo as entrevistas), que possam receber um conjunto de atributos para todo o texto do documento. Este não é o caso das transcrições de grupos focais ou fóruns, que tenham várias pessoas no mesmo documento.

    Ora a atribuição de Classificações está disponível também nos Códigos e nos Descritores. Acontece que nos Códigos ela está disponível a qualquer nível da estrutura, com a exceção da pastas, mas nos Descritores ela só é disponibilizada a partir do segundo nível da estrutura, com a exceção das pastas igualmente. Afigura-se-me interessante a utilização das Classificações ao nível dos Descritores.
    A utilização dos descritores aplica-se em documentos com vários intervenientes. Assim, posso associar um conjunto de Classificação, por exemplo, ao Caso José (Criados em Descritores) que recolhe todos os textos de José espalhados nos mais variados documentos (fóruns, questões abertas de questionário, grupos focais etc.). O mesmo se dá a nível teórico, o investigador tem disponível a possibilidade de atribuir Classificações (atributos) a conceitos teóricos que estejam em Códigos em Árvore.

    a) Existe alguma contra-indicação na utilização de Classificações a este nível?
    Como dito anteriormente, não há qualquer contra-indicação. Desde que faça lógica e atenda as necessidades do investigador. Vendo um caso em concreto podemos aconselhar.

    b) Existe alguma razão para só ser disponibilizada ao 2º nível da estrutura?
    Flexibilidade para o investigador atribuir Classificações ao nível que desejar e/ou necessitar na sua análise.

    2) Ao criar uma segunda Classificação, seja para uma Fonte ou para um Descritor, a primeira criada é eliminada ou pelo menos deixa de ser visualizada. Porquê?
    Cada documento só aceita um conjunto de Classificações (Atributos). Assim, ao atribuir este conjunto de “atributos” a um documento ele oculta a possibilidade de dualidade de outro conjunto de “atributos” que não lhe seja coerente. Caso crie dois ou mais conjuntos de Classificações, pode-se sempre repetir um determinado “Atributo” a dois sistemas de Classificações diferentes.

    Encontro dificuldades de utilização no processo de codificação que consomem horas de trabalho e que gostaria de poder contornar:

    O processo de codificação realmente é uma das fases mais exigentes para o investigador na investigação qualitativa.

    1) ao codificar um texto, na passagem de códigos para descritores e vice-versa perde-se a posição dentro dele, voltando o texto ao início.
    Como o webQDA é uma aplicação web, é possível sempre abrir vários separadores no navegador da internet tendo o projeto aberto em simultâneo em várias áreas que se queira trabalhar (Por exemplo, um documento aberto num separador e noutro o sistema de código, e noutro o sistema de descritores etc.) evitando-se de voltar e perder o ponto em que se estava.

    2) Como posso ter sempre o menu da esquerda fechado independentemente do zoom?
    Existe um zoom ótimo para cada tela e para cada computador. O utilizador deve ajustar o sistema ao que sentir mais confortável.

    3) A aplicação bloqueia com alguma frequência durante o processo.
    Este processo ocorria antes da atualização de 20 de janeiro 2017. Verifique se volta a acontecer e peça apoio a [email protected]

    4) É frequente perder a seleção do texto enquanto é pesquisado o código a usar
    Isso pode acontecer se acidentalmente o utilizador clicar numa outra parte do texto antes de clicar no código. Verifique se este é o seu caso e/ou peça apoio a [email protected]

A visualizar 1 artigo (de um total de 1)