Livros

 

Investigação Qualitativa: Inovação, Dilemas e Desafios – VOLUME 1

 

De entre tantos livros já publicados sobre Investigação Qualitativa, podemos questionar: por que mais um livro? Que vantagens terão os leitores ao lerem esta nova obra? Fomos motivados ao pensar nos inúmeros investigadores que tencionam desenvolver investigação, nomeadamente qualitativa, mas que no entanto deparam-se com questões e dificuldades inerentes a uma natureza investigativa que tem cada vez mais se afirmado no cenário académico. Fomos impulsionados a reunir num único volume experiências e perspetivas de profissionais renomeados da investigação de Portugal e Brasil que inovaram na criação de programas de formação, métodos, ferramentas metodológicas e de análise. Propomo-nos assim, partilhar experiências e orientações que ajudem a enfrentar desafios e a minorar dilemas, enfrentados por todos aqueles que desejam desbravar os meandros da investigação qualitativa.

Ver mais

___________________________________________________

 

 

Investigação Qualitativa: Inovação, Dilemas e Desafios – VOLUME 2

 

É notória a preocupação de todos os autores deste livro com os jovens investigadores. A maioria dos que iniciam as suas jornadas na investigação qualitativa, estão ansiosos por regras e normas que garantam a qualidade das suas dissertações de mestrado e das suas teses de doutoramento. O problema, como logo alguns percebem, é que não é linear nem trivial determinar de forma generalizada critérios de qualidade para todos os contextos da investigação qualitativa nas ciências humanas e sociais. Existem muitos autores que chegam a discutir se estes critérios são desejáveis. A postura dos autores deste livro é de que os critérios de qualidade para a investigação qualitativa são bem-vindos e necessários para garantir-se rigor, sistematização, credibilidade e valor humano da construção científica. No entanto, não dogmatizam, nem fecham estes critérios.

Ver mais

___________________________________________________

 

 

Investigação Qualitativa: Inovação, Dilemas e Desafios – VOLUME 3

 

Conhecer o desenvolvimento histórico da Investigação Qualitativa e os ricos contributos dos principais pensadores e atores, podem consolidar a sua importância e consistência nos estudos dos seus investigadores e nas várias áreas de investigação. Além de revelar os primórdios da investigação qualitativa, os autores desta obra proporcionam um aprofundamento sobre a necessária e contínua contribuição das tecnologias digitais como ferramenta e meio inovador.

Ver mais

___________________________________________________

 

 

Manual de Investigação Qualitativa em Educação

 

O presente Manual inscreve-se no quadro de uma pedagogia que considera a iniciação à investigação como um elemento fundamental do processo de ensino/aprendizagem, determinante para a motivação dos alunos e, ao mesmo tempo, garantia da renovação do saber e da descoberta de respostas para os desafios e interrogações do futuro.

Podemos apontar como intenção primeira, suscitar no leitor uma compreensão efectiva da natureza, objectivos, métodos e resultados da investigação qualitativa, mediante informação suficiente, rigorosa, actualizada e crítica. Nesse sentido não deixamos de colocar o leitor, ainda que de modo breve e introdutório, perante os fundamentos epistemológicos que subjazem a uma opção pela investigação qualitativa. E uma vez que a nossa proposta se dirige, muito em especial, à investigação do fenómeno educativo, quisemos partir, também, de uma visão complexa desse mesmo fenómeno.

Enfim, apostámos na construção de um texto que ajude os seus leitores a empenharem-se num processo investigativo de natureza qualitativa, através do desenho de um plano de investigação adequado ao problema formulado (em termos de estratégia geral, de técnicas de recolha e de análise de dados), e que patenteie preocupação pela validação da mesma e pelos aspetos éticos em jogo.

Ver mais

___________________________________________________

 

 

Computer Supported Qualitative Research

 

Este livro, publicado na série Studies in Systems, Decision and Control da editora Springer, contém uma seleção dos artigos aceites para apresentação e discussão no 1st International Symposium on Qualitative Research (ISQR2016), que decorreu no Porto, Portugal, em Julho de 2016. O livro e o Simpósio abordam quatro campos de aplicação – Educação, Saúde, Ciências Sociais e Engenharia e Tecnologia – e sete temáticas centrais: Fundamentação e Paradigmas de Investigação Qualitativa; Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas; Investigação Qualitativa e Métodos Mistos; Tipologias de Análise de Dados; Processos inovadores de Análise Qualitativa de Dados; Investigação Qualitativa em Contexto Web; Análise Qualitativa com Apoio de Software Específico.

Ver mais

___________________________________________________