António Moreira

António Moreira
Autor/Investigador

Nascido em Aveiro em 1957, António Moreira é doutorado pela Universidade de Aveiro, onde desenvolve atividades docentes e de investigação. Com vários livros e artigos publicados, em Portugal e no estrangeiro, coordenou o Centro de Competências TIC da UA, o Laboratório de Conteúdos Digitais, que fundou, do Departamento de Educação e Psicologia da mesma universidade, bem como os Cursos de Formação Especializada e de Mestrado em Multimédia em Educação, tendo coordenado também os programas Internet@eb1 e CBTIC@EB1 para o distrito de Aveiro. Com actividade principal na pós-graduação, concluiu a orientação de 64 dissertações de Mestrado Pré-Bolonha, 44 teses de doutoramento e 3 pós-docs. É presentemente o Diretor do Programa Doutoral em Multimédia em Educação e membro eleito do Conselho Científico da Escola Doutoral da Universidade de Aveiro, tem sido Diretor do Departamento, por candidatura e nomeação reitoral, de 2010 a 2015.

Fundou o periódico online Indagatio Didactica, do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, do qual foi Editor Principal desde o seu início até 2010, sendo presentemente membro da comissão editorial deste e de outros 12 periódicos internacionais.

 Os seus principais interesses de investigação centram-se nos Hipertextos de Flexibilidade Cognitiva, nas Comunidades de Aprendizagem e de Prática, no Ensino de Acesso Aleatório, Arquiteturas Cognitivas, Ferramentas Web 2.0, PLE e Redes Sociais, e Identidades Digitais.

António Moreira é doutorado pela Universidade de Aveiro, onde desenvolve atividades docentes e de investigação.