No sentido de proporcionar um maior envolvimento da comunidade académica nacional e internacional com o webQDA, celebramos alguns protocolos de cooperação com instituições de ensino superior e empresas.

 

CIDTFF – Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Parceiro

O CIDTFF [https://www.ua.pt/cidtff] é uma Unidade de Investigação (UI) FCT criada em 1994 e localizada no Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UAVR). Integra cerca de 100 membros doutorados do DEP, outros Departamentos da UA e outras Instituições do Ensino Superior.
O quadro epistemológico do CIDTFF é definido pela interface entre a formação de formadores e a supervisão, em conjunto com as Didáticas Específicas (Ciências, Matemáticas, Línguas, etc.) e as TIC. As questões de investigação são cruciais num contexto mais alargado de Didática, percebida como uma ciência que olha ecologicamente para o seu objeto de estudo – processos de ensino/aprendizagem, incluindo as condições para a sua regulação (discursos institucionais), as circunstâncias em que tais processos ocorrem (atores, perfis, relações, representações e recursos) e os espaços de comunicação em que estes emerge (face a face, virtuais, públicos, privados), numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.
O CIDTFF está organizado em 4 Grupos de Investigação (GI) igualmente comprometidos com a missão da UI: GI1 – Linguagens, teorias e práticas de educação e supervisão; GI2 – Ciência, ensino, aprendizagem e sociedade; GI3 – Comunicação, media e ambientes digitais e virtuais em educação e GI4 – Políticas, organizações, avaliação e liderança.
Considerando trabalho prévio da UI, a complexidade dos fenómenos educativos e uma abordagem inter e transdisciplinar crescente, foram recentemente estabelecidas duas Linhas Temática, nas quais investigadores de todos os GI estão envolvidos: LT1 – Intercompreensão, sustentabilidade e desafios sociais; LT2 – Avaliação do impacto social da investigação em educação.

MICRO I/O
Parceiro

A Micro I/O é uma empresa de inovação na área da eletrónica, especializada na criação de soluções integradas de software e hardware desenvolvidas à medida. A presença em mais de 500 instituições, com cerca de 1.500.000 de utilizadores diários dos seus sistemas, comprova a experiência e solidez da Micro I/O, fazendo com que esta se assuma como parceiro privilegiado do webQDA, um software de apoio à Análise Qualitativa de dados. Tendo a Micro I/O uma forte implementação no segmento educativo, com centenas de escolas em Portugal, Brasil e Angola, o desenvolvimento, manutenção e comercialização do software webQDA, apresentou-se como uma evolução natural que complementa o Unicard, uma solução já existente na empresa.

Gestor de projeto: Carlos Franco

Programação: Paulo Rocha, José Paulo, Marco Pereira, Pedro Marquinhos e Ricardo Tavares

Design: Tânia Santos

 

LUDOMEDIA
Comercialização e Formação

A Ludomedia é o parceiro responsável pela promoção e comercialização das licenças individuais e respetivos pacotes do webQDA. Empresa de referência no desenvolvimento de recursos educativos, tendo como base as novas tecnologias de informação e comunicação, tem como missão disponibilizar produtos e serviços inovadores, com base em estudos e investigação realizados por uma equipa (multidisciplinar) de colaboradores de referência nas suas áreas científicas e de conhecimento. Detém uma vasta experiência no desenvolvimento de recursos digitais, concebidos em estreita relação com instituições e investigadores de referência a nível nacional e internacional.

Gestão  Comercial: Conceição Ferreira

Gestão Marketing: Sónia Mendes

 

CIBERDID@CT
Traduções

Para a tradução do webQDA para espanhol, foi celebrado um acordo com o grupo de investigação CIBERDID@CT da Universidade de Extremadura (Espanha), que envolveu como colaboradores e tradutores da versão espanhola os seguintes membros:

Ricardo Luengo González
Doutor em Matemática e Catedrático da Universidade (CU) na área de Didática da Matemática na Universidade de Extremadura (UEX) – Espanha. Foi Chefe da Divisão de Investigação do ICE, Diretor da Unidade de Inovação e Avaliação, Diretor da Secretaria de Novas Tecnologias e Vice-Reitor de Inovação Educativa e Novas Tecnologias da UEX. É atualmente o Diretor do Departamento de Didática das Ciências Experimentais e Matemáticas. Tem 43 anos de experiência na Universidade.

Luis M. Casas García
Professor e Doutor em Psicopedagogia, tem trabalhado nos últimos 27 anos no ensino primário e atualmente é professor no Departamento de Didática das Ciências Experimentais e Matemáticas da Faculdade de Educação da Universidade de Extremadura – Espanha.

José Luís Torres Carvalho
Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Extremadura – Espanha. Professor do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas e professor associado do Departamento de Didática das Ciências Experimentais e Matemática da Faculdade de Educação da Universidade de Extremadura. Foi assistente convidado do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora – Portugal e professor destacado no seu Centro de Competência TIC.