Aqui encontra um conjunto de questões sobre as licenças e funcionalidades do webQDA. Caso não esteja aqui a informação que procura, por favor deixe a sua questão no Forum ou contacte-nos. Tentaremos responder o mais rapidamente possível.

1. Registo e licença gratuita

Para criar uma nova conta de utilizador, siga estes passos:

– Aceder ao webQDA em https://app.webqda.net

– Clicar em “Criar conta”

– Preencher o formulário (Atenção: o endereço de email deve estar correto)

– Consultar a sua caixa de email: irá receber uma mensagem com um link para validar a conta (se a mensagem não estiver na caixa de entrada, consultar a caixa de spam)

Clicar no link apresentado no email para que a sua conta seja devidamente validada

– Aceder ao webQDA com as suas credenciais

– Aceder ao webQDA em https://app.webqda.net

– Clicar em “Não consegue aceder à sua conta?” e seguir as instruções para definir uma nova senha

Depois de criar e validar a sua conta de utilizador no webQDA, a licença de 15 dias gratuita ficará disponível na sua conta. Para começar a utilizar o webQDA, entre na sua conta, selecione a licença e clique em “ativar”. A licença poderá ser ativada quando desejar.

Não. Quando faz o registo, a licença de 15 dias fica associada à sua conta de utilizador e poderá ativá-la quando desejar. Para ativar a sua licença, aceda ao webQDA. No início surgirá uma mensagem de ativação: selecione a licença e clique em “Ativar”.

Sim, durante os 15 dias de licença gratuita pode utilizar todas as funcionalidades do webQDA.

Não. Quando a licença gratuita expirar, os projetos que criou no webQDA continuarão disponíveis na sua conta, apenas em modo de visualização. Para poder continuar a editar os seus projetos, deverá adquirir uma nova licença.

Cada utilizador do webQDA deve possuir a sua conta. A conta de utilizador no webQDA é individual e não deve ser partilhada com outros utilizadores. Como tal, deve manter confidenciais os seus dados de acesso, para evitar utilizações abusivas. O webQDA não se responsabiliza pela perda/modificação de informação, motivada pela partilha dos dados de acesso às contas de utilizador com terceiros.

2. Licenças disponíveis e ativação

É necessário ter uma licença ativa do webQDA para criar e editar os seus projetos. Caso tenha uma conta no webQDA, mas não tenha uma licença ativa, poderá ser convidado para visualizar os projetos de outros investigadores, mas não poderá colaborar nesses projetos.

Para consultar as licenças disponíveis, respetivos preços e adquirir a sua licença, visite https://www.webqda.net/licencas/. Deve selecionar a licença com a duração pretendida, clicar em “adicionar” e seguir as instruções do carrinho.

Para ativar a sua licença, aceda à sua conta no webQDA. No início surgirá uma mensagem de ativação: selecione a licença e clique em “Ativar”.

Não. Depois de adquirir a sua licença, poderá ativá-la quando desejar, dentro de um período inferior a 2 anos. Nota: para criar e editar projetos tem de ter a sua licença ativa.

Não. Quando a sua licença expirar, os projetos que criou no webQDA continuarão disponíveis na sua conta, apenas em modo de visualização. Para poder continuar a editar os seus projetos, deverá adquirir uma nova licença.

Os pacotes de licenças são adquiridos por grupos de investigadores, instituições ou empresas e têm um gestor (geralmente, um membro da instituição), responsável por atribuir as licenças do pacote.

3. Acesso ao webQDA e dados pessoais

Para aceder ao webQDA entre em www.webqda.net, opção “Software” no menu superior ou diretamente em https://app.webqda.net. Insira o seu email e senha e clique em “Iniciar Sessão”. Se ainda não está registado(a), crie a sua conta.

O webQDA está disponível em Português, Espanhol e Inglês.

Sim. Para alterar o idioma, clique no ícone do canto superior direito do ecrã > definições de conta > idioma, selecione o idioma pretendido e clique em gravar (ícone com a disquete, no canto superior esquerdo).

Para alterar os seus dados, clique no ícone do canto superior direito do ecrã > definições de conta, altere os campos pretendidos e clique em gravar (ícone com a disquete, no canto superior esquerdo).

Sim. Para alterar o e-mail, clique no ícone do canto superior direito do ecrã > definições de conta > e-mail, preencha o campo com o novo endereço e clique em gravar (ícone com a disquete, no canto superior esquerdo).

Sim. Para desativar a sua conta, clique no ícone do canto superior direito do ecrã > definições de conta > “Pretende desativar a sua conta webQDA?”, preencha o formulário clique em gravar (ícone com a disquete, no canto superior esquerdo).

Não. O webQDA é um software web-based, ou seja, funciona na Internet. Isto significa que pode aceder ao software a partir de qualquer dispositivo (desktop ou móvel) com acesso à Internet, através de um browser (navegador). Desta forma, não precisa de instalar qualquer programa ou atualizações localmente, pois o software está disponível a todo o momento, na sua versão mais atual.

Pode aceder ao webQDA a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel com acesso à Internet, a partir de qualquer browser (navegador).

Pode aceder ao webQDA a partir dos principais sistemas operativos.

A aplicação webQDA foi desenvolvida respeitando a norma HTML5, sendo consequentemente suportada pelos browsers comuns de navegação na Internet (Internet Explorer, Firefox, Safari, Chrome, Opera). Para utilização da aplicação é necessário que o browser utilizado tenha permissão para utilização de Cookies e permissão para correr JavaScript. Para uma melhor experiência de utilização recomenda-se uma resolução igual ou superior a 1280 por 720.

4. Trabalhar com o webQDA

O webQDA encontra-se na versão 3.0. Os projetos criados na versão anterior (até 2016) tiveram um período de migração para a nova versão. Findo este período, os projetos anteriores a 2016 já não podem ser importados para a nova versão.

O webQDA permite analisar fontes de texto, imagem, vídeo e áudio.

Os requisitos de importação de ficheiros para as fontes são:

Fontes de texto:

– formatos “.docx”, “.txt”, “.xls” ou “.xlsx” (tamanho máximo de 1MB)

– formato “.pdf” (tamanho máximo de 5MB)

Fontes de imagem:

– formatos “.jpg” ou “.png” (tamanho máximo de 2MB)

Fontes de áudio:

– formatos “.mp3” ou “.wav” (tamanho máximo de 10MB)

Fontes de vídeo:

– formatos “.mp4”, “.ogg” ou “.webm” (tamanho máximo de 20MB)

É possível utilizar vídeos do Youtube ou vídeos de partilha pública da Dropbox.

O tamanho máximo por projeto para fontes do tipo de imagem, áudio e vídeo é de 200MB.

O webQDA adequa-se a qualquer técnica de análise de dados em investigação qualitativa.

Sim. É possível utilizar vídeos do Youtube ou vídeos de partilha pública da Dropbox.

Sim, pode adicionar outros investigadores aos seus projetos. Para isso, clique em “Gestão” no menu esquerdo > Utilizadores > Convidar e preencha o formulário. Atenção: os utilizadores colaboradores podem editar os projetos; os utilizadores convidados apenas podem visualizar.

Nota: os utilizadores que convidar serão notificados por e-mail e deverão aceitar o convite para começar a visualizar / colaborar no projeto.

Assim que um utilizador o convidar a colaborar num projeto, receberá uma notificação no seu email Para aceitar/rejeitar o convite, deve aceder ao webQDA. Na página inicial, surgirá uma lista de convites pendentes; deve clicar no ícone para aceitar/rejeitar.

Os utilizadores colaboradores podem editar os projetos; os utilizadores convidados apenas podem visualizar.

Sim. Pode exportar os seus projetos (ou partes) para os formatos .pdf ou .docx. Para isso, no ecrã inicial selecione o(s) projeto(s) e clique no ícone “exportar” no menu superior.

Sim, pode duplicar os seus projetos no webQDA. Para isso, no ecrã inicial selecione o(s) projeto(s) e clique no ícone “duplicar” no menu superior.

Vancouver: Sousa FN, Costa AP, Moreira A. webQDA [programa de computador]. Aveiro: Microio/Ludomedia; 2019.

ABNT: SOUSA, F. N.; COSTA, A. P.; MOREIRA A. webQDA [programa de computador]. Aveiro: Microio/Ludomedia; 2019.

APA: Sousa, F. N., Costa, A. P., & Moreira, A. (2019). webQDA [programa de computador]. Aveiro: Microio/Ludomedia.

5. Suporte Técnico

Não. O webQDA é um software web-based, isto é, funciona na Internet. Desta forma, não precisa de instalar qualquer programa ou atualizações localmente, pois o software está disponível a todo o momento, na sua versão mais atual.

Por favor verifique que está a tentar importar um ficheiro num formato compatível e dentro do tamanho suportado. Pode consultar os requisitos em https://www.webqda.net/requisitos/

Se o problema persistir, contacte-nos.

O manual de utilizador está disponível no webQDA, através do ícone de ajuda, no canto superior direito do ecrã. As instruções do manual surgem consoante a área em que se encontra.

Para comunicar um erro, por favor contacte-nos através do email info@webqda.net ou do formulário de contactos.

O webQDA organiza regularmente ações de formação e webinars. Para consultar as ações agendadas, visite https://www.webqda.net/events/lista/.

Caso necessite de um apoio mais orientado para o seu projeto de investigação, solicite uma proposta para o serviço de consultoria em https://www.webqda.net/servico-de-consultoria/

Apenas o utilizador e os investigadores convidados têm acesso à informação dos seus projetos. O webQDA não utiliza nem dá acesso a esta informação a terceiros.

Sim. O webQDA é um software web-based, o que implica que todos os dados são operações realizadas através de servidores na web. Dessa forma todos os projetos são automaticamente gravados.