António  Pedro  Costa  é  doutorado  em  Multimédia  em  Educação  pela Universidade  de  Aveiro.  Atualmente,  na  mesma  instituição,  frequenta  o pós-doutoramento  com  o  projecto  “Implementação  e  Avaliação  de Instrumentos para Análise Qualitativa na Investigação”. É colaborador do Laboratório  de  Inteligência  Artificial  e  Ciência de  Computadores  (LIACC), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Colabora com a Ludomedia em que é co-autor de recursos educativos para crianças. Paralelamente, é Professor Auxiliar do ISLA (Instituto Politécnico  de  Gestão  e  Tecnologia) e  da  Universidade  Lusófona  do  Porto  onde leciona as Unidades Curriculares de Metodologias de Investigação de cursos de mestrado e doutoramento.

É  um  dos  investigadores/autor  do  software  de  apoio  à  análise  qualitativa webQDA (www.webqda.net), área em que tem publicados, em co-autoria, diversos artigos em congressos e revistas nacionais e internacionais e capítulos de livros.

É o Coordenador do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e do International Symposium on Qualitative Research (www.ciaiq.org). É membro do working group 1: “Theory, analysis and  models  of  peer  review”  da  acção  COST  “New  Frontiers  of  Peer  Review” (www.peere.org).  As  suas  áreas  de  investigação  contemplam  a  Investigação  Qualitativa  e Métodos Mistos, a Interação Homem-Máquina e Desenvolvimento de Recursos Educativos com ênfase no software.