HOME Fóruns Reporte um Problema Codificação de Descritores

Este tópico contém 3 respostas, tem 2 utilizadores, com a última actualização feita por  webQDA Há 7 anos, 2 meses.

A visualizar 4 artigos - de 1 a 4 (de um total de 4)
  • Autor
    Artigos
  • #2540

    nmc.miranda
    Participante

    Segundo compreendo, a partir do Manual de Utilização Rápida, a codificação de Descritores/Casos é aconselhada para a totalidade de cada uma das fontes/entrevistas, exigindo a selecção de todo o texto de cada uma delas e posterior codificação no respectivo Caso, o que resulta no realce a amarelo da totalidade desse mesmo texto. Assim sendo, levantam-se alguns problemas:
    1- A posterior codificação dos Descritores/Base de Dados, realçada também a amarelo no texto, não permite a distinção das referências pelo que é impossível ter a noção de “a quantas se anda” na codificação
    2- A ocultação da codificação é feita tanto para Base de Dados quanto para Casos o que não ajuda a resolver o problema anterior
    3- A descodificação de uma referência em Base de Dados retira-a da codificação nos Casos o que vai exigir a sua subsequente descodificação e recodificação.

    #2543

    webQDA
    Administrador

    Agradecemos desde já a observação que nos colocou.
    Tentaremos dar resposta às questões que nos coloca:

    1- A posterior codificação dos Descritores/Base de Dados, realçada também a amarelo no texto, não permite a distinção das referências pelo que é impossível ter a noção de “a quantas se anda” na codificação – Acreditamos que neste ponto esta situação não se coloca desta forma… Quando codificamos os descritores selecionamos todo o texto referente ao descritor em causa conforme referiu, todavia quando pretendemos codificar ao nível dos Códigos livres ou em Árvore temos de o fazer no ambiente de “Códigos” (ver imagem neste link). Quando mudamos para o ambiente “Códigos” os textos a amarelo dos descritores desaparecem ficando o texto “limpo” para a atribuição das respetivas codificações.

    2- A ocultação da codificação é feita tanto para Base de Dados quanto para Casos o que não ajuda a resolver o problema anterior – Esta questão é resolvida com a informação partilhada no ponto anterior.

    3- A descodificação de uma referência em Base de Dados retira-a da codificação nos Casos o que vai exigir a sua subsequente descodificação e recodificação. Em relação a este ponto solicitávamos que nos explicasse melhor a dúvida…

    • Esta resposta foi modificada Há 7 anos, 2 meses por  webQDA.
    • Esta resposta foi modificada Há 7 anos, 2 meses por  webQDA.
    #2570

    nmc.miranda
    Participante

    Bom dia,

    Penso que não fui muito clara, peço desculpa. Será talvez melhor restringirmo-nos para já ao primeiro ponto da minha questão: a codificação de Descritores a dois níveis, o de Casos e o de Base de Dados. Não está aqui em causa a codificação em Códigos Livres ou em Árvore. Codificada um texto/entrevista ao nível dos Casos, todo ele fica realçado a amarelo. Depois é necessário codificar os Descritores ao nível da Base de Dados. Ao seleccionar uma referência a codificar em Base de Dados o realce continua a ser amarelo e não se distingue. Quando abro um texto/entrevista eu não tenho a visualização das referências codificadas ao nível da Base de Dados porque está tudo amarelo. Ou seja, não faço ideia em que ponto do texto vou no processo de codificação de Descritores, tendo que o percorrer linha a linha para me situar. Fica uma confusão e um trabalho insano.
    Possivelmente estou a ver qualquer coisa mal, mas espero poder ter explicado melhor a questão.

    #2579

    webQDA
    Administrador

    Prezada utilizadora,

    Acreditamos ter entendido agora as suas questões. O que na realidade se está a passar é uma questão metodológica e que gera uma aparente redundância. Criar uma base de dados e casos simultaneamente nos descritores pode não ser a melhor solução. Para resolver a dificuldade que apresenta sugerimos que use as classificações para os atributos dos entrevistados e use os descritores apenas para os Casos que está a analisar nas entrevistas. Desta forma acreditamos que não terá as limitações que nos expôs neste fórum.
    Caso não tenhamos sido suficientemente claros não hesite em nos contactar novamente neste fórum…

A visualizar 4 artigos - de 1 a 4 (de um total de 4)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.