HOME Fóruns Coloque as suas dúvidas sobre o webQDA Processamento de dados do teste de Associação livre de palavras (TALP)

Este tópico contém 4 respostas, tem 2 utilizadores, com a última actualização feita por  webQDA Há 5 anos, 1 mês.

A visualizar 5 artigos - de 1 a 5 (de um total de 5)
  • Autor
    Artigos
  • #8406

    geysagois
    Participante

    Meus Cumprimentos!
    Eu sou Geysa e tenho algumas dúvidas quanto à sua utilização e gostaria de saber se poderiam me ajudar.
    No meu estudo eu aplicarei o teste de associação livre de palavras (TALP) e será realizada a entrevista semi-estruturada. Eu utilizarei como técnica de análise de dados a análise temática de conteúdo e utilizarei como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais. Eu cheguei a pensar em utilizar o sofware EVOC, mas fiquei bem interessada no WebQDA.
    Vou transcrever abaixo o trecho do meu projeto que explica como essa parte seria analisada pelo EVOC:

    Os dados originados da TALP serão processados através do software Ensemble de Programmes Permettant l’Analyse des Evocations (EVOC). Este programa dá origem a dados numéricos de ordem média de evocação e frequência média de evocação, através de análise lexicográfica.
    Para determinar a frequência de evocação, o EVOC realiza o somatório das frequências em que o termo foi evocado em cada posição. A ordem média é alcançada através de ponderação, utilizando-se peso 1 à evocação feita em primeiro lugar, peso 2 à evocação feita em segundo lugar e assim por diante. A ordem de evocação é calculada através deste produto ponderado dividido pelo somatório da frequência da palavra nas diferentes posições. A ordem média de evocação é obtida através da média aritmética da ordem de evocação de cada palavra. A partir da obtenção da frequência média e da ordem média de evocação, os resultados são plotados em um diagrama de quatro quadrantes, nos quais, de maneira similar ao sistema cartesiano, o eixo horizontal expõe a ordem média de evocações e o eixo vertical exibe a frequência de evocação. O quadrante superior esquerdo, composto pelos termos mais recorrentemente evocados e de menor ordem média indicará o provável núcleo central, enquanto que o quadrante inferior direito, composto pelos termos menos evocados e de maior ordem média, indicará o provável sistema periférico.

    Pensei também em associar as evocações livres a análise de similitude através da árvore resultante do processamento pelo software.
    A minha dúvida é se eu conseguiria fazer essa análise que estou pensando utilizando WebQDA.

    Desde já, agradeço pela atenção dispensada!
    Abraços,
    Geysa

    #8409

    webQDA
    Administrador

    Prezada Geysa,

    Se deseja realizar uma análise de conteúdo e se os dados que tem (entrevista semi-estruturada) estão documentos Word, então é possível utilizar o webQDA para o que deseja.

    #9198

    geysagois
    Participante

    E a parte da associação livre de palavras? Eu consigo analisar utilizando o webQDA?

    #9204

    webQDA
    Administrador

    Prezada Geysa, segundo o que nos foi possível conhecer sobre esse teste, não há nada que aparentemente impeça de utilizar o webQDA para esse fim. Contudo pareceu-nos que em dada altura no TALP é necessário classificar as respostas por ordem alfabética para proceder a análise de conteúdo, e neste campo o webQDA ainda não organiza as respostas alfabéticamente. Para tal teria de fazer essa etapa no Excel e depois importar o documento já organizado alfabeticamente para o webQDA.
    Esperamos ter respondido à sua dúvida. Qualquer outra questão não hesite em contactar.

    #9205

    webQDA
    Administrador

    Prezada Geysa,
    Ainda em relação ao assunto colocado gostaríamos de questionar que dados pretendia analisar no webQDA? São as respostas do TALP ou os dados originados pelo EVOC?

A visualizar 5 artigos - de 1 a 5 (de um total de 5)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.