Nova funcionalidade webQDA: Diário de Bordo

O webQDA disponibilizou recentemente uma nova funcionalidade aos seus utilizadores: o Diário de Bordo (ver Figura 1). Este diário permite ao utilizador registar e gerir, no decorrer do seu percurso de análise de dados, vários tipos de tarefas: a) tarefas operacionais, como por exemplo, alterações à planificação, observações referentes à organização e previsão das tarefas individuais ou partilha das ações de grupo; b) tarefas metodológicas, como observações referentes ao processo de codificação, atualizações do sistema de análise, construção de matrizes, entre outras. Esta nova funcionalidade está disponível no Sistema de Gestão (ver Figura 1).

 

Diario de Bordo webQDA

Figura 1 – Ambiente de trabalho do Diário de Bordo

 

Sendo o webQDA um software disponível na cloud, também é possível que um utilizador seja convidado para efetuar entradas e observações no Diário de Bordo do projeto partilhado. Assim, o sistema permitirá que os participantes do projeto, por exemplo, ao validar o modelo de códigos em árvore, possam efetuar as suas observações, correções e relatos de tarefas no Diário de Bordo. Um utilizador pode, a qualquer momento, editar ou apagar as suas próprias entradas. Contudo, não o poderá fazer nas entradas de outro utilizador (ver Figura 2).

Diario Bordo webQDA

Figura 2 – Ações disponíveis no Diário de Bordo webQDA

 

Os utilizadores do webQDA têm agora a possibilidade de efetuar entradas no diário que lhe permitam, em qualquer momento, consultar, filtrar, alterar, com o intuito de apoiar, gerir e validar de forma documentada todo o processo de análise de dados. Esta possibilidade permitirá aos utilizadores refletirem sobre o procedimento que incutiram ao seu projeto de investigação através de um histórico de informações disponível num único espaço. Desta forma, é possível prever algumas vantagens para os utilizadores do webQDA, que integrem o Diário de Bordo no processo de análise, seja de forma individual ou colaborativa.

Vantagens:

  • Organização do processo de investigação;
  • Criação de uma lista de tarefas;
  • Gestão e partilha das tarefas e validações do processo de análise;
  • Rastreio de tarefas, registos, observações por data, hora e utilizador;
  • Otimização do processo colaborativo;
  • Recuperação do registo histórico do processo de análise, que facilitará a sua descrição na parte metodológica no produto final (tese, dissertação, artigo,…);
  • Comunicação focada e disponível aos membros de um projeto com todas as observações e correções;
  • Melhoria da qualidade e do rigor da análise, entre outros.

Acreditamos que a correta e integrada utilização do diário de bordo irá revolucionar a sua forma de proceder e gerir na análise de dados com o webQDA. Por isso, convidamos os utilizadores a partilharem as suas experiências de utilização desta funcionalidade e assim divulgarem o seu trabalho académico na rede de investigadores webQDA.

Em breve, serão disponibilizadas outras funcionalidades, que lhe permitirão tornar o seu processo de investigação ainda mais produtivo.

Votos de boa investigação com o webQDA!

DEIXE UM COMENTÁRIO