Seminário Investigação Qualitativa com o apoio do software webQDA

Seminário Investigação Qualitativa com o apoio do software webQDA

27 de abril de 2021 [ONLINE]

 

O Seminário Investigação Qualitativa com o apoio do software webQDA decorreu no dia 27 de abril de 2021, em modo virtual (videoconferência). Este evento, organizado em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), reuniu investigadores portugueses e brasileiros, com o objetivo de apresentar as potencialidades do software de análise qualitativa webQDA.

Após a abertura, assegurada por representantes da UERN e do webQDA, foi feita uma apresentação das principais áreas e funcionalidades do webQDA pelo professor e investigador Miguel Dias, seguida de algumas sessões de demonstração.

António Pedro Costa abordou o processo de categorização e codificação no webQDA, seguindo-se uma demonstração de como aplicar o software em Análise de Conteúdo, pelo investigador Fábio Freitas. A aplicação do webQDA na técnica de Revisão Sistemática de Literatura foi abordada por Miguel Dias.

Veja os vídeos e conteúdos das sessões a seguir e acompanhe o blog, newsletter e redes sociais do webQDA, para ficar a par de novas publicações, eventos e formação.

 

Análise qualitativa de dados com apoio do webQDA
Miguel Dias, UNILAB (BR)

Nesta sessão, foram apresentadas as potencialidades do software de análise de dados qualitativos webQDA, especificamente na análise de dados não numéricos e não estruturados (texto, vídeo, imagem e áudio), bem como as principais áreas e funcionalidades do software: fontes, codificação, questionamento, gestão.

Ver apresentação >>

 

Processo de categorização e codificação no webQDA
António Pedro Costa, Universidade de Aveiro e webQDA (PT)

O webQDA ajuda o investigador no processo de organização, contextualização e categorização da informação a analisar. O Sistema de Codificação é o “cérebro” de um projeto de investigação no webQDA. Isto não significa que existam processos de inteligência artificial que codifiquem ou criem categorias e taxonomias com base em algum processo alheio ao utilizador. É o próprio utilizador que escolhe, cria e interpreta as palavras e frases do seu corpus de dados disponibilizado nas Fontes. O utilizador pensa e estrutura os dados em atributos, em rótulos e em códigos, sejam estes descritivos ou interpretativos. Estes códigos não são estruturados de forma aleatória ou improvisada, mas de acordo com as ferramentas de codificação disponíveis no webQDA. Nesta sessão, foi abordada a importância do processo de categorização e como o webQDA auxilia o investigador nesta etapa, para conseguir resultados mais rigorosos e fidedignos.

 

 

Análise de conteúdo no webQDA
Fábio Freitas, Politécnico de Leiria e webQDA (PT)

Nesta sessão, foram dadas algumas orientações práticas sobre a técnica da Análise de Conteúdo, com o apoio do webQDA, e suas diferentes fases: definição do problema, objetivos de trabalho e fundamentação teórica; organização do Corpus de Dados; leitura dos dados; categorização e codificação; formulação de Questões; matrizes de análise; apresentação dos resultados.

Ver apresentação >>

 

Revisão sistemática de literatura no webQDA
Miguel Dias, UNILAB (BR)

Nesta sessão, foram demonstradas as funcionalidades do webQDA que visam a otimização da Revisão da Literatura: importar os metadados no software por meio dos gestores de referências ou das bases de dados; classificar automaticamente os metadados de acordo com os autores, tipo de publicação, ano e palavras-chave; identificar os metadados duplicados e excluir por meio de um clique as publicações que não se enquadram nos critérios de elegibilidade descritos na proposta de pesquisa; gerar mapas visuais a partir dos resultados.

Ver apresentação >>

 

Ver licenças webQDA >

 

Este seminário contou com o apoio dos seguintes programas de pós-graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte:

  • Programa de pós-graduação em ensino;
  • Programa de pós-graduação em Letras;
  • Programa de mestrado profissional em Letras;
  • Programa de pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais;
  • Programa de pós-graduação em Geografia;
  • Programa de pós-graduação em Ciências Naturais;
  • Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e Humanas;
  • Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Direitos Sociais.

 

Organização:

webQDA - Qualitative Data Analysis         

 

Consulte o nosso blog

Sete Etapas Essenciais (Subtarefas Transversais) para Análise Qualitativa de Dados com Integração do Software webQDA® 18 Março, 2021

Sete Etapas Essenciais (Subtarefas Transversais) para Análise Qualitativa de Dados com Integração do Software webQDA®

Sónia 0 Artigos

Sete Etapas Essenciais (Subtarefas Transversais) para Análise Qualitativa de Dados com Integração do Software webQDA® Francislê Neri de Souza Dayse Neri de […]

Nova Funcionalidade webQDA: Registos de Ações 29 Janeiro, 2021

Nova Funcionalidade webQDA: Registos de Ações

Sónia 0 Artigos

Nova Funcionalidade webQDA: Registos de Ações Com o aumento do trabalho colaborativo e cooperativo, o webQDA tem implementado algumas funcionalidades que permitem […]

DEIXE UM COMENTÁRIO