Seminário Conversando sobre a Escrita e Publicação de Artigos Científicos

No dia 25 de setembro de 2020 decorreu online o Seminário Conversando sobre a Escrita e Publicação de Artigos Científicos, evento que reuniu representantes de publicações científicas de referência, entre Portugal e Brasil.

Após a abertura, a cargo de Lúcia Pombo (CIDTFF, Universidade de Aveiro) e Teresa Bettencourt (Revista Indagatio Didactica), tiveram lugar duas conversas que abordaram o artigo científico como forma de comunicação e as perspetivas dos editores de revistas. Foram discutidos os processos de publicação de artigos científicos, oportunidades e constrangimentos, sem deixar de referir o incontornável impacto da pandemia de COVID-19 nesta abordagem.

A 1ª Conversa foi dedicada ao tema Artigo científico como uma forma específica de comunicação internacional e local e esteve a cargo da reconhecida autora, professora e investigadora Cecília Minayo (Fundação Oswaldo Cruz – Brasil), com a moderação de António Pedro Costa (CIDTFF, Universidade de Aveiro). Veja ou reveja o vídeo a seguir.

 

 

A 2ª Conversa – Perspetiva dos editores de Revistas – contou com o contributo de editores de algumas publicações científicas de referência, entre Portugal e Brasil:

António Teodoro – Revista Lusófona de Educação >>
Gonçalo Paiva Dias – RISTI – Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação >>
Luiz Felipe Pinto – Revista Ciência e Saúde Coletiva (consultar síntese) >>
Zulmira Hartz – Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical >>
Moderadora: Teresa Bettencourt  – Revista Indagatio Didactica >>

As considerações finais ficaram a cargo de Patrícia Sá (CIDTFF – Universidade de Aveiro). Veja ou reveja o vídeo a seguir.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO