Codificação Automática de Fontes Internas para Descritores a partir de Ficheiros .XLS e .XLSX

O webQDA continua a desenvolver melhorias e funcionalidades que automatizem determinados processos. Nesse sentido, implementou a Codificação Automática de Fontes Internas para Descritores a partir de ficheiros .XLS ou .XLSX. Dependendo do número de linhas e colunas, este procedimento, que até agora poderia demorar horas, passa a ser executado em segundos.

Importação Ficheiro Excel webQDA

Figura 1 – Exemplo de Ficheiro de Excel

O utilizador seleciona o ficheiro a importar através das Fontes Internas, comando “CODIFICAÇÃO AUTOMÁTICA” . Posteriormente, surgirão as opções presentes na Figura 2. O utilizador tem como informação Nome do Ficheiro e Número de Colunas e deve selecionar os conteúdos do ficheiro que devem ser importados para as Fontes Internas e para os Descritores.

 

Figura 2 – Importar ficheiro Excel

Após a importação, o webQDA irá codificar os dados selecionados para as Fontes Internas (Figura 2, parte central) nos Descritores selecionados (Figura 3, coluna do lado direito).

Figura 3 – Codificação nos Descritores após importação do ficheiro Excel

Na Figura 4 é possível visualizar o resultado do processo descrito na Figura 3. Código (categoria) pai (por exemplo, idade e profissão) corresponde à primeira linha do ficheiro de Excel. Os Descritores não devem conter mais do que 100 carateres.

Figura 4 – Tabela de Descritores após importação do ficheiro Excel

Esta nova funcionalidade agiliza substancialmente o trabalho de análise no webQDA, ao automatizar o processo de codificação. A título de exemplo, um ficheiro Excel com 500 entradas, contendo 3 descritores/atributos (idade/ sexo/habilitações académicas…) implicaria pelo menos 2500 cliques para codificar manualmente. Com a Codificação Automática em Descritores, este processo fica concluído em alguns segundos! Uma ferramenta essencial, que tornará o seu processo de investigação ainda mais produtivo.

Outras opções sobre a importação de ficheiros .XLS ou .XLSX podem ser consultadas no post do blog Importação de Ficheiros .XLS e .XLSX.

DEIXE UM COMENTÁRIO